fbpx
Home office pequeno

Como Montar um Home Office Pequeno

Há pouco espaço para trabalhar em casa? Confira 6 dicas de como estruturar um home office pequeno de forma inteligente e personalizada!

Trabalhar em casa tornou-se uma alternativa cada vez mais comum. E para

que o espaço seja confortável e funcional, muitas pessoas adaptam uma parte do cômodo para ter um home office pequeno.

O sonho em ter um cantinho de trabalho, estudo ou leitura acaba sendo deixado de lado diante a pouca opção de aproveitamento de áreas menores em casas ou apartamento.

Mas hoje iremos te mostrar algumas dicas de como montar um escritório em casa – um pequeno espaço – de forma inteligente e otimizada!

Vamos lá?

Como aproveitar o espaço e montar o seu home office pequeno

Nada de trabalhar no sofá! Ter um um local com uma mesa, cadeira e apoio para todos os acessórios, faz toda diferença. Sabe por quê?

Além de influenciar na produtividade, traz conforto e ajuda na concentração. Sem contar que garante que você tenha uma postura correta ao sentar na frente do computador.

Está preparado? Chegou a hora da ação!

1- Qualquer espaço pode ser transformado, escolha o mais adequado para você!

Em casas e apartamentos pequenos é normal não ter uma área disponível para fazer um home office. Por isso que o ideal é analisar a possibilidade e integrar outros ambientes, como uma parte da sala de estar ou do quarto.

Para construir um home office pequeno em um quarto, é interessante usar uma mesa de canto com design compacto para não ocupar tanto espaço e ainda, tornar possível a otimização de locais não utilizados.

Outra ideia bem legal é dividir o quarto de hóspedes com espaços de trabalho para aproveitar o cômodo vago.

Agora se você possui uma espaço atrás do sofá, o home office pequeno na sala pode ser uma excelente opção! Mas para isso, é importante que a mesa de jantar seja pequena ou média para não obstruir a circulação pelo ambiente.

2- Home office é sinônimo de organização!

Para desfrutar bem espaços pequenos é preciso ter organização. Aposte em gavetas, caixas organizadoras e cestos para guardar materiais e outros tipos de acessórios.

Utilize prateleiras e nichos também, para organizar livros e itens de papelaria de modo a evitar que fiquem expostos e desorganizados.

3- Invista em móveis planejados

Uma das melhores estratégias de agregar um home office pequeno é optar por móveis planejados.

Apostar em móveis sob medida permite suprir as necessidades de um jeito totalmente organizado.

Um bom exemplo é o uso de armários embutidos e prateleiras multifuncionais nas paredes, que podem tanto armazenar objetos quanto servir de mesa para o computador.

É possível explorar as opções de móveis, escolhendo os retráteis que podem ser fechados após o término da atividade. Dessa forma, você ajusta o projeto da forma que precisa com o máximo de aproveitamento.

4- Uma boa (e adequada) iluminação é essencial!

Seja no quarto, na sala, na varanda ou embaixo da escada, a iluminação é indispensável para as áreas de trabalho. Além da sensação de amplitude, a luz cria um clima aconchegante e estimula a criatividade na hora de produzir.

Recomenda-se optar por luminárias centrais ou com LED. Se beneficiar da iluminação natural também é um grande artifício, porque os pontos de luz das janelas ou varandas trazem a sensação de bem-estar.

Já durante a noite, uma pequena luminária de mesa é o suficiente para clarear a área de trabalho e integrar a decoração do home office pequeno.

5- Use e abuse de cores claras

Se você deseja causar o sentimento de amplitude, opte pelo uso de paletas de cores mais leves nas paredes, revestimentos e até mesmo nos móveis.

O estilo clean é bem característico do minimalismo, onde menos é mais. Mas é possível dar um toque mais descontraído ao ambiente com a incorporação de tons coloridos em objetos ou em outros itens decorativos.

6- Personalize seu escritório

Para se ter um home office decorado com a sua cara, vale compor com miniaturas de personagens, porta-retrato e itens decorativos que deixam um toque mais despojado de modo funcional e organizado.

7- Solicite auxílio de um profissional!

Contar com a ajuda de um arquiteto é fundamental, pois a partir de um conhecimento técnico fica muito mais fácil tirar as ideias do papel de maneira a organizar o ambiente para torná-lo mais produtivo.

A importância do home office

Quando falamos de home office, logo vem à cabeça a oportunidade de ficar o tempo todo na cama ou no sofá. Porém, esse tipo de negligência pode afetar seriamente a saúde e qualidade de vida a longo prazo.

Por esse motivo, o espaço deve ser repensado e adaptado para o trabalho. Sem deixar de lado é claro, o conforto.

Ao montar um home office pequeno, a primeira coisa que se deve levar em consideração é a iluminação. A decoração e as cores do ambiente também influenciam diretamente nas funções executadas nesse espaço.

Outro ponto importante é atentar-se com elementos que impactam no foco, como a cadeira, apoio do computador e a ausência de sons externos. Com isso, você garante qualidade de vida e bem-estar enquanto trabalha.

Inspire-se nestas ideias!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *