fbpx
Projeto de interiores

O que é e para que serve um Projeto de Interiores?

Vai reformar seu apartamento mas não sabe por onde começar? Saiba como um Projeto de Interiores pode te ajudar a dar o primeiro passo para sua ideia se tornar realidade!

Uma das grandes inseguranças de quem deseja reformar ou redecorar um ambiente é saber como se inicia esse processo. Contar com a orientação de cada etapa de uma obra faz toda diferença. E esta é uma das principais funções que um Projeto de Interiores possui.

Mudar as coisas de lugar ou sair quebrando tudo não são os melhores caminhos. É preciso trabalhar o espaço de forma otimizada e inteligente para que se tenha um ótimo aproveitamento.

Está pensando em transformar aquele cômodo que você sempre quis? Continue lendo nosso conteúdo e veja como o Projeto de Interiores pode ser seu grande aliado nessa jornada!

Vamos lá?

O que é um Projeto de Interiores?

É um projeto completo que tem por objetivo organizar os elementos que irão compor o espaço a ser construído – ou reformado -, de modo a atender as necessidades das pessoas que irão utilizar.

Ele pode ser elaborado tanto para um imóvel novo, em fase de construção ou também para mudanças em uma casa ou estabelecimento já existente e em uso.

Além disso, o projeto de interiores pode ser direcionado apenas para um único ambiente ou espaço.

Como é feito esse processo?

A elaboração do projeto de interiores é feita em etapas e cada um tem sua importância para que o resultado final seja surpreendente. São elas:

  • Briefing
  • Estudos preliminares
  • Esboço do projeto
  • Projeto executivo e o acompanhamento da execução.

Como ilustração, são realizadas imagens 3D dos ambientes, o memorial descritivo e o detalhamento técnico para que a plena execução do trabalho.

Inclusive é no projeto de interiores que constam informações essenciais, como: definição de cores e texturas das paredes, alternativas de mobiliários, opções de pisos e revestimentos, e itens decorativos no geral.

Para que serve um Projeto de Interiores?

Aquele pensamento enraizado de que o projeto de design de interiores é focado somente na decoração e estética, precisa ser desmistificado.

Há sim o conceito de harmonizar o ambiente de maneira que agrade visualmente, mas um projeto arquitetônico vai além disso.

Fazer esse planejamento inicial requer uma pesquisa criteriosa de diversos fatores, como conforto acústico e térmico, ergonomia, iluminação, e o mais importante: a funcionalidade do ambiente.

Leva-se em conta ainda uma série de fatores objetivos e subjetivos, que se resumem na compreensão de como os espaços serão ocupados e quais atividades serão desenvolvidas ali.

Tudo isso de maneira que de que se priorize também as preferências pessoais de quem vai ocupar o lugar. Combinar as necessidades funcionais com a harmonia visual.

Por isso que a arquitetura de interiores desempenha um papel fundamental para a vida dos usuários, que têm sua rotina projetada de modo eficiente e totalmente sob medida.

O que compõe um projeto de interiores!

Agora que já sabemos para que serve esse importante recurso, precisamos entender o detalhamento das informações que integram um projeto completo. Veja a seguir:

Layout 📐

Após entrevistar o cliente, será feito o levantamento de dados para o projeto de acordo com o perfil do cliente. Isso servirá de base para definir as suas necessidades e objetivos, para que então seja realizado o estudo de layout.

Projeto Luminotécnico (pontos de iluminação) 💡

Após a definição de layout, cada ambiente é analisado para considerar a quantidade de luz necessária.

Neste tipo de projeto, são estabelecidos: pontos de iluminação, tipos de lâmpadas, luminárias e até mesmo o posicionamento dos interruptores.

Esse trabalho é essencial para proporcionar o conforto visual aos usuários. Além de é claro, levar em conta critérios econômicos e estéticos.

Instalações Elétricas 🔌

Um projeto elétrico consiste na especificação dos pontos de utilização da energia elétrica, tomadas e pontos de informática, por exemplo.

A instalação é demarcada a partir de um layout pré-definido, que comporta o posicionamento de TV, telefone, internet, ar condicionado, computador e outros dispositivos.

Esboço da Paginação de Revestimento 🔨

Nesta etapa, são definidos os revestimentos de pisos e paredes. A disposição das peças e sua aplicação também serão registradas aqui.

Dessa forma, há mais garantia e segurança para que tudo seja executado da maneira correta.

Disposição de Móveis 🛌

A disposição mobiliária é fase crucial no projeto de interiores, e para que seja realmente funcional, faz-se desenhos detalhados dos móveis sob medida.

Cada ambiente precisa receber o elemento ideal para atender as necessidades dos usuários, diante seu estilo e orçamento.

Trabalhar o espaço de forma inteligente é combinar funcionalidade com estética também.

Consultoria 📝

Trata-se do auxílio na escolha de itens decorativos, como cortinas, almofadas, tecidos, móveis e outros componentes conforme o estilo do usuário.

Opções de Paisagismo 🌱

Para promover um ambiente de descanso, relaxamento e conforto, inserir elementos naturais em harmonia com a decoração também faz parte de um projeto de interiores.

A otimização dos espaços impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas, e encontrar a melhor opção o design, o conforto e a praticidade faz toda diferença.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *